*Por Milson Veloso
É um processo natural: nascer, crescer e morrer. Mas cada fase representa uma gama enorme de ações que influenciam na próxima etapa. Os amigos, o curso na universidade, a bebida antes de dirigir... Por exemplo, se a mãe decide amamentar a criança por um ano ou somente três meses, isso certamente afetará o sistema imunológico do recém-nascido no futuro. Algumas das decisões não dependem apenas de nós, como no caso citado. Porém, durante toda a vida estamos diante de situações que nos possibilitam “tomar as rédeas” do nosso destino.
Quando criança o ser humano tem a oportunidade de descobrir, de ser curioso, de questionar sem a preocupação com quais respostas receberá. Ao crescer podemos manter as mesmas características aprendidas na infância, mudando apenas a forma como as utilizamos. Contudo, uma grande parte das pessoas se torna adultos acomodados, que não se instigam e nem procuram o conhecimento por trás da dúvida. Por que isso acontece?
O que quero transparecer é que, independentemente da maneira como você foi treinado durante a sua vida até aqui, o que vem pela frente é sempre possível de ser transformado pelas suas atitudes. E quando se percebe que há possibilidades, torna-se necessário fazer escolhas. São estas decisões que farão a sua próxima fase ser melhor, pior ou parecida com a atual. Se você tem sido muito dependente de alguém, como os pais, escolher a opção “trabalhar” é uma maneira de se tornar menos condicionado. Se você vive brigando com o/a namorado/a, pensar melhor no que tem provocado as desavenças é uma forma de melhorar o relacionamento. Percebe como questionar e decidir são importantes? Essas são duas características básicas de um líder.
Liderar não é apenas dar ordens e chegar a resultados. Ser líder é mesclar as características positivas que trouxemos da infância, como o desejo de aprender, com a inquietude da adolescência, a necessidade de decisão da juventude e a racionalidade da maturidade. Isso independe de você ter 20, 30 ou 40 anos ou ser advogado, professor, recepcionista, secretária, administrador ou estudante. Ser líder é saber da importância que cada escolha representará no amanhã, é pensar estrategicamente sem o temor exagerado de errar. Os líderes também erram, mas conseguem repensar as atitudes e aprimorá-las. Liderança é, antes de tudo, aprender que podemos ser líderes da nossa própria vida. Pense nisso!
* Milson Veloso é graduado em Comunicação Social - Jornalismo, e foi counselor do YCCP em 2011 e 2012.
Contato: milsonveloso@hotmail.com
Sugestão 2.0: Portal HSM e Blog do Líder
Sugestão de livro: Você é o líder da sua vida, Cesar Souza.
0 comentários:
Postar um comentário