Juliana (Juh) Romualdo
YCCP Participant 2012
YMCA Camp Marston - Julian (CA)
email: juhromualdo@gmail.com
Encontrar almas amigas é um negócio que pode acontecer em qualquer lugar e momento, inclusive com pessoas que você conhece há anos!
Entao, estava eu, num dia normal, visitando uma amiga da minha mãe e eis que a filha dela (hoje uma grande amiga minha, muito por conta do ICCP) vem com uma história sensacional da vida dela: ela tinha acabado de voltar de um intercâmbio nos EUA, num camp da YMCA (Camp Classen) como Camp Counselor, trabalhando lá durante o verão de 2010, de maio a agosto. Fantástico tudo o que ouvi dela, as fotos, vídeos, e as emoçőes que ela estava ali compartilhando. Depois de quase um ano falando disso la vai eu para a entrevista no Parque das Mangabeiras, eu sinceramente não sabia o que esperar! Foi paixão à primeira vista, costumo dizer assim! A entrevista foi um treco do outro mundo, fantástico!
Alguns dias depois veio a resposta: aprovada para participar do ICCP 2012! Dúvidas começaram a rondar minha cabeca. Eu não estava morando em BH, e para participar, teria que estar todos os fins de semana lá; eu estava num momento muito focado na minha vida profissional; o que não significa que estava indo tudo maravilhosamente bem, pelo contrário, eu estava num momento complicado e difícil. Depois de um tempo, acabei resolvendo fazer; tudo o que vi durante a entrevista, e o que pude conversar com algumas pessoas pela internet, me convenceu e eu resolvi tentar! E foi realmente muito importante!
Lá estava eu, primeiro meeting, borboletas voando no estômago! Tudo completamente novo, eu estava insegura comigo mesma e com o inlgês, e não sabia como agir, no fim, deixei acontecer, deixei que o programa me levasse! E cá estou eu, em Julian - Califórnia, YMCA Camp Marston, durante uma das minhas horas de folga, tentando relembrar minha tragetória até agora.
O treinamento é super maravilhoso! Você se esforça, muda, aprende, desenvolve habilidades sem perceber, e só vai se dar conta de grande parte da evolução um bom tempo depois. Eu já havia lidado com crianças antes do treinamento, mas nada que foi passado durante os meetings foi em vão. Sem falar das amizades que fiz, amigos pra vida (counselors e candidatos), e do tanto que confio mais em mim agora!
Hoje, aqui em Marston, tenho mais certeza que nunca: o treinamento no Brasil faz de você uma pessoa melhor, um counselor muito bem qualificado além de te preparar para as diferenças culturais que você encontrará aqui fora.
Toda semana é uma supresa, um novo desafio, uma nova conquista e pessoas que acabam se aproximando, e infelizmente [naturalmente], outras que acabam se afastando.
Estou tendo a oportunidade de me realizar como pessoa a cada dia que passa. Um dia desses, à noite, tínhamos um tempo livre antes de ir dormir, daí peguei uns Post-its e começamos a escrever coisas para trabalhar durante a semana, objetivos, palavras bacanas, desenhos e um monte de coisas...as meninas ficaram super empolgada, colamos tudo na porta entre os dois quartos da cabin, e chamamos o lugar de “nosso espaço”! Tem otimas coisas como: seguir as regras, respeitar, ser honesto, emagrecer, beber água, usar filtro solar, fazer os counselors rirem...é ótimo perceber como elas, mesmo crianças, entendem sobre regras, expectativas e se divertem!
Toda semana tudo muda, você muda de cabin, novas crianças, novos co-counselors, e o mais importante, para mim: você muda, pra melhor! Ouvir de uma criança que você é a melhor counselor que ela teve até hoje (com 5 anos de camp) enche qualquer um de orgulho!
Viver tudo aqui me faz viva, afinal tudo muda o tempo todo, flexibilidade é palavra de ordem!
Construir uma imagem de exemplo para as crianças, toda semana, é o maior desafio.
Experimentar tudo, todas as opçőes, me faz conhecer a mim mesmo, um pouquinho a cada dia, e me descobrir, e me surpreender!
Falar, ouvir, conversar, ser sincero, dizer o que pensa, compartilhar seus sentimentos, e tentar ter uma vida “normal” em um idioma diferente do nativo, te faz forte, e te ensina que o mundo existe para ser explorado e vivido e sentido, mas por você mesmo!
O trabalho aqui é intenso, a vida aqui é intensa e a experiência também é intensa, mas ainda não ouvi oportunidade melhor de aprender [e vivenciar] inglês, se tornar melhor a cada dia e mudar a vida das pessoas!
0 comentários:
Postar um comentário