Ylímpics: prepare-se para o nosso desafio esportivo



Vem aí o maior evento esportivo do YCCP 2013. No dia 25 de novembro, domingo, acontecem as Ylímpics. As competições acontecerão no Clube Oasis. Futebol, Volei, Basquete, peteca e Natação são os esportes já confirmados até o momento. 


As Olimpíadas do YCCP vem mostrar mais uma vez o destaque da Globe Trotter no incentivo à prática de esportes, o que contribui para mais qualidade de vida, principalmente entre os jovens, público atendido pelo programa. Esse trabalho é reconhecido nos USA, onde a instituição é pioneira quando o assunto é esporte, chegando até a treinar categorias de base da NBA, a liga americana de basquete.

Para participar, os candidatos devem montar equipes de 12 a 17 pessoas, escolher um capitão, um nome bem criativo para o time e uma cor (exceto Branco) e enviar para hugogualb@hotmail.com até a próxima quarta- feira, dia 21 de novembro. Os times precisam ser mistos, com metade das pessoas do sexo oposto.  

Por aqui, as equipes das Ylímpics já começaram a se movimentar! Os Ytletas estão ansiosos para fechar as contratações. Para saber mais sobre a competição, acompanhe as nossas atualizações no Facebook e blog. E estejam preparados para suar a camisa e se divertirem muito!

Outras informações pelos e-mails: hugogualb@hotmail.com/ thaisantanabh@yahoo.com.br ou di.armond@yahoo.com.br



Liderança: você foi treinado para desafiar ou temer?


*Por Milson Veloso

É um processo natural: nascer, crescer e morrer. Mas cada fase representa uma gama enorme de ações que influenciam na próxima etapa. Os amigos, o curso na universidade, a bebida antes de dirigir... Por exemplo, se a mãe decide amamentar a criança por um ano ou somente três meses, isso certamente afetará o sistema imunológico do recém-nascido no futuro. Algumas das decisões não dependem apenas de nós, como no caso citado. Porém, durante toda a vida estamos diante de situações que nos possibilitam “tomar as rédeas” do nosso destino.

Quando criança o ser humano tem a oportunidade de descobrir, de ser curioso, de questionar sem a preocupação com quais respostas receberá. Ao crescer podemos manter as mesmas características aprendidas na infância, mudando apenas a forma como as utilizamos. Contudo, uma grande parte das pessoas se torna adultos acomodados, que não se instigam e nem procuram o conhecimento por trás da dúvida. Por que isso acontece?

Acredito que podemos citar dois tipos de formação básica do ser humano: os que aprenderam a se desafiar e os que temem o próximo passo. Isso não significa que o quadro não deva ser revertido. Alguém que cresceu escutando frases como “não faça isso”, “aquilo é muito perigoso”, “você não pode...” estará pré-disposto a desenvolver uma tendência de acreditar que realmente não podemos mais. Por outro lado, essas pessoas também têm a capacidade de, a qualquer momento, questionar esses posicionamentos e se tornarem mais provocadoras. Já quem descobriu desde cedo o prazer do desafio provavelmente não o deixará para trás.

O que quero transparecer é que, independentemente da maneira como você foi treinado durante a sua vida até aqui, o que vem pela frente é sempre possível de ser transformado pelas suas atitudes. E quando se percebe que há possibilidades, torna-se necessário fazer escolhas. São estas decisões que farão a sua próxima fase ser melhor, pior ou parecida com a atual. Se você tem sido muito dependente de alguém, como os pais, escolher a opção “trabalhar” é uma maneira de se tornar menos condicionado. Se você vive brigando com o/a namorado/a, pensar melhor no que tem provocado as desavenças é uma forma de melhorar o relacionamento. Percebe como questionar e decidir são importantes? Essas são duas características básicas de um líder.

Liderar não é apenas dar ordens e chegar a resultados. Ser líder é mesclar as características positivas que trouxemos da infância, como o desejo de aprender, com a inquietude da adolescência, a necessidade de decisão da juventude e a racionalidade da maturidade. Isso independe de você ter 20, 30 ou 40 anos ou ser advogado, professor, recepcionista, secretária, administrador ou estudante. Ser líder é saber da importância que cada escolha representará no amanhã, é pensar estrategicamente sem o temor exagerado de errar. Os líderes também erram, mas conseguem repensar as atitudes e aprimorá-las. Liderança é, antes de tudo, aprender que podemos ser líderes da nossa própria vida. Pense nisso!

* Milson Veloso é graduado em Comunicação Social - Jornalismo, e foi counselor do YCCP em 2011 e 2012. 


Contato:
milsonveloso@hotmail.com

Sugestão 2.0: Portal HSM e Blog do Líder
Sugestão de livro: Você é o líder da sua vida, Cesar Souza.

Popular Posts