Lorraine Cândido - LOH
Camp Classen - 2010
USA: Davis, Oklahoma
Contato: lorraine_candido@hotmail.com
Sempre procurei um programa de intercambio para fazer, mas nunca tive muito êxito até que uma vez em uma conversa minha mãe ouviu sobre o programa ICCP. Fiquei superinteressada e procurei saber exatamente o que era. Fiquei muito animada quando vi como era o programa e o intercâmbio. Fui ICCP 2010 e o treinamento era, a cada dia, uma surpresa! Ao mesmo tempo em que era animador, era assustador, ficar se imaginando realizar tudo aquilo que me era ensinado.
Não troco o treinamento que tive por nada, ele com certeza me ensinou e me fez crescer preparando-me a cada etapa para o que viria a frente. Ao final, a notícia tão esperada acabou chegando: iria para Camp Classen, um overnight, felicidade imensa.
Descrever a experiência que tive em Classen é fácil e complicada. Viajei com mais 10 brasileiros, e posso dizer que foram uma família e continuam a ser. Classen foi uma das melhores experiências da minha vida, foi um trabalho "duro", mas completamente gratificante. Cada "bad kid", cada sorriso, cada "I love you LOLO" (como me chamavam lá, pois falar LOH é meio complicado) que eu vivia era incrível - ainda que às vezes difícil.
Aprendi muito. Destacaria o convívio com as crianças 24 horas, que são pessoas que não têm receio de te corrigir quando fala algo errado, de te ensinar quando há dúvidas, de perguntar quando tem vontade de aprender, são pessoas espontâneas, com as quais o meu convívio foi incrível.
Camp Classen foi mais que especial na minha vida, claro que não posso esquecer da minha viagem pós-camp. Viajei com duas pessoas do meu camp, que viraram verdadeiras irmãs, Giovanna Pires (GIKA) e Érika Vilaça (JAPA). Fomos para a Califórnia e foi lindo! Vimos de tudo e aproveitamos o que podíamos, até ir à praia de blusa de frio fomos. Afinal, como se vai na Califórnia e não se conhece as famosas praias? Impossível. Eu e a Japa fomos para NYC depois, onde nos separamos da Gika (que tinha outro roteiro). NYC é um lugar lindo que te deixa maravilhado a cada esquina. Foi uma das viagens mais marcantes da minha vida.
A única coisa que eu posso dizer a todos é: Aproveitem bastante! Tirem o máximo de proveito do treinamento. Tudo e mais um pouco do que vocês possam aprender. Dê o máximo, porque a recompensa vale cada Meeting, cada Recreation, cada final de semana de treinamento, cada bad kid enfrentada nas Recreations - que, sinceramente, as americanas conseguem superar. Nunca desista de nada, no final, sempre vale muito mais do que se pensava que valeria...